Termos Semelhantes, Soluções Hosted x Serviços Tradicionais

28/09/2016
hosiinfo

Milhões de pessoas acessam sites de redes sociais, reprodução de vídeos e mecanismos de busca todo dia como Facebook, Youtube e Google, mas em quase nenhum momento dedicamos um tempo do nosso dia para imaginar como estes serviços ficam disponível na internet para todo mundo.

Neste capítulo, iremos citar as diferentes palavras que designam o mesmo que a expressão “hospedagem de sites”, os termos utilizados para designar seus derivados, o que é uma solução hosted e quais são as diferenças, vantagens e desvantagens se comparado com uma hospedagem tradicional.

Sinônimos Para Hospedagem de Sites

Host, Hosting, Hospedagem, Sites de Hospedagem, Hospedagem Web, Alojamento Web entre outros.

Serviços Disponíveis no Mercado Que Fazem Uso da Mesma Plataforma

Hospedagem Compartilhada, Hospedagem SSD, Semi Dedicado, Revenda de Hospedagem, VPS (Virtual Private Server, Servidor Virtual Privado), Hospedagem na Nuvem, Cloud VPS, Servidor Cloud, Computação na Nuvem (Cloud Computing), Servidor Dedicado (Dedicado), Hospedagem de Blogs, Hospedagem WordPress, Hospedagem de Loja Virtual, Hospedagem Magento, Hospedagem de Vídeos, Hospedagem de Emails, Email Marketing, Armazenamento na Nuvem (Cloud Storage), Streaming de Áudio, Criador de Sites entre outros.

O Que é Uma Solução Hosted?

Devemos observar também que os serviços especializados como hospedagem de blogs, lojas virtuais e emails, possuem mais limitações que uma hospedagem tradicional. Não é possível em uma plataforma de blog iniciar um servidor de jogo, em uma plataforma de loja virtual instalar um sistema de atendimento mais avançado como o Zendesk ou em um provedor de email disponibilizar download de um aplicativo para o público. Quando os usuários sentem a necessidade de expandir seus negócios, eles acabam contratando um plano de hospedagem como os das empresas que o nosso site divulga que é muito menos restritiva e conta com mais ferramentas.

O exemplo mais famoso de uma solução hosted poderia ser a rede social mais utilizada do momento, o Facebook. Nele as pessoas fazem registro e logo já ficam habilitadas para utilizá-lo. Todas as outras tarefas de manutenção são de responsabilidade da empresa e cabe somente a ela decidir a disponibilização de ferramentas e funções.

Soluções Hosted x Serviços Tradicionais

Na solução Hosted, o provedor aluga ou é dono da infraestrutura, instala e faz a manutenção do programa oferecido, sem permitir que o usuário tenha acesso aos bastidores do sistema. Já na hospedagem tradicional, a empresa disponibiliza a infraestrutura para aluguel e o cliente é responsável por fazer o que quiser com o servidor em branco que foi contratado. Aqui, ele tem acesso a todas as configurações que não são visíveis aos usuários.

Vantagens e Desvantagens de Uma Solução Hosted

Ao mesmo tempo que parece ser muito limitador não ter acesso a tudo, uma solução hosted facilita a vida de muita gente, pois não é necessário lidar com as questões técnicas do programa. A solução hosted é perfeita para iniciantes, pessoas com pouco domínio da tecnologia ou aqueles que buscam um engajamento social maior, já que muitas vezes é permitido a interação entre seus usuários.

A grande desvantagem de uma solução hosted é quando a pessoa começa a ter mais experiência com a ferramenta, necessitando de uma solução que tenha a cara dela. A partir daí, um serviço de hospedagem de sites tradicional como a compartilhada, VPS ou dedicado são imprescindíveis para que sejam feitas todas as modificações.

Outro fato importante é a necessidade de ter controle do que é produzido. Caso a empresa saia de operação, fica quase impossível recuperar seus dados do jeito que eles são mostrados.

Divulgação de Relação Material: Por determinação da Comissão Federal de Comércio a Hospedagem de Sites INFO informa que nosso site recebe recompensas por vendas encaminhadas pela nossa equipe.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta