Por que o armazenamento é menor e mais caro na revenda de hospedagem?

10/07/2014
hosiinfo

Você já deve ter reparado que quando queremos comprar um serviço de hospedagem de sites simples (compartilhada) ela vem com espaço ilimitado, mas quando queremos um plano de revenda esta especificação é claramente definida, de mero gigabytes a não mais que algumas centenas de gigabytes com o preço bem acima da média normalmente. Iremos explicar aqui por que isso acontece em praticamente todas as empresas de hospedagem de sites.

No caso da hospedagem compartilhada, o usuário recebe armazenamento ilimitado, mas tem restrições nos inodes, que são basicamente a contagem de tudo o que há no HD (arquivos, pastas, emails…). Isso se deve ao fato de que como não é possível entregar espaço ilimitado, o aspecto técnico que vai permitir entregar o serviço é a limitação no número de arquivos hospedados em cada conta de hospedagem. Assim, na hospedagem compartilhada, o que você compra é: todo espaço que você puder utilizar com x números de inodes resultando em hospedagem “ilimitada” no sentido de tamanho de arquivo e não em quantidade de arquivos. Adiciona-se a essa regra a necessidade dos arquivos serem estritamente parte do website excluindo-se imagens (raras vezes) e áudio/vídeos (na maioria das empresas).

Quando se trata de revenda de hospedagem, isso não pode ser feito, porque o limite, que geralmente fica em 50.000 a 300.000 inodes, é facilmente alcançado instalando-se os aplicativos mais comuns. Como o revendedor tem muito mais websites para gerenciar, a limitação se torna totalmente inviável.

A saída foi oferecer espaço real para este último grupo sem limitar muito a quantidade de inodes.

Só por curiosidade, vamos supor que cada servidor dedicado tenha 4 hd’s de 1TB em RAID 10 resultando em 2TB de armazenamento. Imaginando que um plano de revenda oferece 100GB de armazenamento, isso dá “teoricamente” apenas 20 pessoas por servidor. Na hospedagem compartilhada, apesar dessa informação ser dificilmente revelada ao público, são alocadas de 1.000 a 3.000 pessoas no mesmo servidor com as devidas limitações impostas.

Ou seja, seja na hospedagem compartilhada ou na revenda de hospedagem há sempre a tentativa de manter um equilíbrio que gere um bom retorno para a empresa. Quando compramos hospedagem ilimitada estamos adquirindo tão pouco espaço que permite suportar até 3.000 pessoas e sites em um único servidor. Quando se tem o revendedor, uma pessoa que usa cada pedaço adquirido do serviço, é necessário cobrar proporcionalmente ao uso dele. Diríamos que na realidade o armazenamento não é nem menor nem mais caro e sim relativo ao uso do profissional.

Há também os planos de revenda ilimitado com espaço e tranferência ilimitado, que praticamente está acabando hoje. Neste caso, há restrições no número de sites que pode ser revendido, sendo que o limite de inodes é aplicado pelo provedor para cada usuário final (o revendedor não tem controle na distribuição de inodes).

Já em planos de VPS o limite tende a ser maior (em alguns lugares 1.000.000 de inodes) e planos de servidores dedicados não possuem limitações.

Divulgação de Relação Material: Por determinação da Comissão Federal de Comércio a Hospedagem de Sites INFO informa que nosso site recebe recompensas por vendas encaminhadas pela nossa equipe.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta