O Que É Servidor Dedicado?

15/12/2012
hosiinfo

Servidor Dedicado nada mais é que um computador conectado a uma rede redundante de alta velocidade de internet alimentado por sistemas contínuos de energia elétrica (muitas vezes com geradores à combustível como segunda alternativa) e disponível 24 horas por dia online.

Um exemplo disso é quando acessamos, por exemplo, um site da web (que sempre estará em um Servidor Dedicado – em um subgrupo, unidade ou em um conjunto). O que estamos fazendo é requisitar um computador por meio de seu IP (uma sequência de números intercalados por pontos) para que mostre uma página de um site, este, então, retorna para o seu IP uma série de textos, imagens e vídeos que é mostrado no seu navegador (ex.: Google Chrome, Firefox, Safari, Opera etc…). No Servidor Dedicado geralmente não há a visualização ativa de conteúdos apenas o seu processamento, motivo pelo qual chamamos de Servidor.

No nosso meio, ela é importante pois é uma alternativa melhor para os chamados Hospedagem de Sites Compartilhada e VPS.

Quando usamos Hospedagem de Sites Compartilhada estamos compartilhando o Servidor Dedicado entre dezenas, centenas e até milhares de outros usuários que estão hospedando seus sites. A desvantagem disso é que temos espaço de disco, largura da banda, quantidade de tráfego, processador, memória RAM, privacidade, segurança e tráfego dividido entre os usuários.

Quando usamos um VPS estamos dividindo um servidor apenas com algumas dezenas de pessoas, no entanto, recebemos somente uma fração dos recursos de um servidor. Pagando também um preço um pouco mais alto que um serviço de Hospedagem de Sites Compartilhada.

Já no Servidor Dedicado o computador é todo seu. Isso permite um maior desempenho, privacidade e segurança do seu site. Mas também temos algumas desvantagens. Quando contratamos um Servidor Dedicado, estamos lidando sozinhos na configuração dele, ou seja, temos que instalar todos os serviços necessários para rodar o nosso site. Isso demanda um conhecimento técnico razoável para deixar tudo funcionando. Paradoxalmente, quando dizemos que a privacidade e segurança é maior é devido ao fato de que um vírus no site do vizinho não irá afetar, de modo direto, um no seu hardware em contraste com um site hospedado no mesmo hardware. Mas a segurança só é garantida se o operador souber configurar o servidor assim como uma pessoa instala um Antivírus ou um Internet Security no próprio computador.

Para quem é leigo nesse assunto e precisa de um Servidor Dedicado, pois o site recebe muitas visitas e consome recursos que um serviço de Hospedagem de Sites Compartilhada ou um VPS não é capaz de suportar existe uma alternativa que é contratar um Servidor Dedicado com Suporte Técnico de um especialista que chamamos de Servidor Dedicado Gerenciado. O preço geralmente é maior mas com certeza compensa pela agilidade de resolver seus problema.

Divulgação de Relação Material: Por determinação da Comissão Federal de Comércio a Hospedagem de Sites INFO informa que nosso site recebe recompensas por vendas encaminhadas pela nossa equipe.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta