Hospedagem de Sites vs Google Cloud vs Amazon Web Services

08/12/2016
hosiinfo

Para quem não sabe, hospedagem compartilhada são os planos de entrada e intermediários de empresas como a GoDaddy e HostGator que trabalham geralmente em servidores individuais, um isolado do outro, podendo utilizar alguns recursos cloud como armazenamento para oferecer algumas vantagens. Se formos ver a capacidade de computação das concorrentes a discussão que vem à mente é como tais empresas lidam com fortes concorrentes como a AWS (Amazon Web Services) e Google Cloud Platform que sem dúvidas são capazes de rodar os mesmos programas que as empresas citadas no começo, como Drupal, Joomla, phpBB, vBulletinWordPress, WooCommerce e Magento.

O Google Cloud é o competidor direto da Amazon Web Services num mercado multibilionário dominado por esta última. Ambas as empresas utilizaram e ampliaram a estrutura que já tinham ao redor do mundo, nos seus respectivos ramos de atuação, para começar a vender serviços hospedagem para o público geral. Empresas pequenas a grandes os utilizam para suas atividades online e para ter vantagens como, por exemplo, pagamento pelo uso, capacidade de redimensionamento do servidor e redundância completa a fim de evitar o descontinuamento do serviço para seus clientes.

No entanto, apesar de parecer tudo muito bom, é interessante ressaltar algumas desvantagens de tais serviços:

1. A primeira desvantagem é sem dúvida o preço. A infraestrutura é melhor, mas isto também demanda custos maiores para os consumidores. Um blog pequeno estaria custando cerca de $10 dólares ao mês (sem contar todos os gastos que mencionamos neste post que também se aplica na hospedagem cloud) sendo que na hospedagem compartilhada poderia estar conseguindo a partir de $2. Já no outro extremo, um blog com muito movimento estaria pagando na casa de milhares de dólares ($1000~2000) num serviço que custaria apenas $100~200 num servidor dedicado de um provedor de hospedagem compartilhada. Com o dinheiro utilizado na primeira, poderia se montar perfeitamente um equipamento com garantia em contrato com muitas das vantagens de uma nuvem e economizar bastante ainda. Sem contar que multiplicando tudo com a cotação do dólar atual ou mesmo contratando o serviço no país os números se multiplicam mais ainda.

2. Facilidade de Uso. Google e Amazon são recomendados para usuários avançados que sabem configurar o servidor do zero. Apesar de poder instalar aplicativos nele com um clique, não quer dizer que ela não tenha brechas de segurança. Ou que não é necessário comprar licensas de software separadamente. Tudo precisa ser configurado e se você tiver nenhuma ou pouca ideia do que é preciso fazer a melhor alternativa é certamente a hospedagem compartilhada que possui um administrador próprio que configura tudo e inclui na mensalidade todas as licensas padrões do mercado. Uma dica é se, mesmo assim, você ainda quiser hospedar o seu site em servidores top na nuvem, recomendamos ver este site que fazem o gerenciamento da segurança e outros itens necessários por um preço bem bacana.

3. Suporte ao Consumidor. Se você precisar de suporte técnico na AWS ele custa $49/mês e demora até 12 horas, no Google, custa $150/mês e demora até 4 horas. Na hospedagem compartilhada o suporte técnico já é incluído no preço e demora em média de 15 minutos a 1 hora, se preferir não usar o chat com atendimento na hora. Não chegamos a testar realmente a velocidade do suporte na Amazon e no Google, mas acreditamos que por ser companhias grandes eles cheguem a demorar o tempo divulgado como em outros serviços pagos que usamos.

Conclusão

Os serviços em nuvem provavelmente vieram para ficar e apesar dos avanços alcançados desde 2006 precisam evoluir muito para conquistar a grande parte da população que só quer colocar um site no ar de forma econômica e publicar conteúdo. Até lá, elas são perfeitas principalmente para as grandes empresas como Netflix, Snapchat, Dropbox  e outros que nem precisamos citar. A hospedagem ideal para quem está começando ou possui um pequeno negócio é sem duvidas a hospedagem compartilhada que também inclui hospedagem para negócios, revenda de hospedagem, VPS (e Cloud VPS) autogerenciado com cPanel.

1 Comentário. Deixe novo

Douglas Gomes
10/12/2016 08:14

eu recomendo a https://dataweb.link