Dicas rápidas para acabar com spam na sua conta de email

29/04/2015
hosiinfo

Descubra como combater o recebimento e o envio de emails indesejados na sua conta de hospedagem.

É importante notar que estamos falando também de envio de mensagens indesejadas já que se a sua conta for hackeada ela poderá ser usada para enviar spam e fazer com que o seu serviço seja suspenso.

Se você é usuário de hospedagem compartilhada (os planos de entrada de uma empresa) você provavelmente terá a ferramenta SpamAssassin no seu painel de controle (cPanel/Plesk). Apenas a ative, coloque o filtro numérico no 3 (maior se estiver bloqueando emails legítimos e menor se ainda estiver passando muito spam) e ative os outros recursos se necessário. Não recomendamos a ativação do recurso de auto deleção, pois o filtro pode deletar mensagens que não são spams. Você também poderá colocar endereços na lista branca para que seja recebido todos sem passar pelo filtro ou, de outro modo, na lista negra, para que não receba nenhum email de uma determinada pessoa/host.

Se você costuma baixar os emails, também poderá ativar as recomendações do SpamAssassin no seu programa, assim, aqueles que preenchem os requisitos de spam vão direto para a caixa de spam, muito útil, pois, geralmente, a ferramenta que vem inclusa não é tão eficiente.

Veja onde fica o SpamAssassin no cPanel:

spamassassin-button-cpanel

Veja as configurações da ferramenta:

spamassassin-configurations-cpanel

Já quem é usuário de um VPS ou planos superiores e também em algumas companhias de hospedagem compartilhada poderá ativar a ferramenta SpamExperts “desenhado” pelo Google. Em alguns lugares deve se pagar uma taxa extra ou se você gerencia o seu próprio servidor deverá comprar uma licença que não deverá passar de $5 dólares. É muito simples de instalar, pois eles oferecem um plugin para os principais paineis de controle do mercado.

O serviço é bem elogiado e geralmente não dá email falso-positivo. Tem a possibilidade de treinar o filtro e adicionar emails na lista negra/branca. É uma ferramenta paga superior ao SpamAssassin e conta com 21 dias grátis para testar.

Outras dicas importantes

Para quem administra um VPS/Servidor pode-se bloquear a porta 25 no firewall se não utiliza o email, atualizar todos os aplicativos e o sistema operacional, não instalar programas pirateados, baixar softwares apenas de fontes confiáveis, utilizar chaves de autenticação no SSH ao invés de senhas, instalar/rodar antivírus como o ClamAV frequentemente e monitorar o serviço sempre.

Conclusão

Seguindo estes conselhos simples pode-se reduzir muito os emails indesejados e evitar a necessidade de contratar uma mão-de-obra específica para te ajudar reduzindo os custos. No entanto, se for preciso, não deixe de contratar um bom administrador para cuidar das tarefas mais difíceis já que ele é essencial para praticamente tudo que se faz em um servidor e ganha se muito tempo podendo focar mais na sua atividade principal. Esperamos ter ajudado pelo menos um pouco com essas informações importantes, não perca os nossos próximos artigos em nosso site!

Divulgação de Relação Material: Por determinação da Comissão Federal de Comércio a Hospedagem de Sites INFO informa que nosso site recebe recompensas por vendas encaminhadas pela nossa equipe.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta