Descubra se você realmente precisa de um VPS

24/08/2014
hosiinfo

O caminho natural de muitas pessoas depois de conseguir ter um site de relativo sucesso é migrar ele para um Servidor Virtual Privado ou VPS. Se você não é um administrador de servidores, veja neste artigo os por quês de preferir outros tipos de hospedagem que não sejam um VPS ou um servidor dedicado.

Atualmente, o preço de um VPS caiu muito e dependendo dos serviços incluídos ele pode facilmente chegar perto do que você costuma pagar para a hospedagem compartilhada. Seguindo os conselhos de outras pessoas ou o escalonamento que praticamente todas as provedoras disponibilizam à venda, o cliente costuma fazer a migração com o objetivo de melhorar o desempenho do site em uma configuração superior com recursos dedicados. Mas, assim como os servidores dedicados, os servidores virtuais necessitam de toda uma configuração a fim de proteger o site principalmente dos hackers. E acredite, essa ameaça é real e não é raro encontrar tentativas de exploração de uma vulnerabilidade que tem sua origem em países como a Ucrânia, Turquia, China e Índia. As consequências de um ataque bem sucedido pode ser devastador quando o site tem moderada a grandes proporções, incluindo a perda de todos os dados ou dias sem monetização.

Veja abaixo algumas configurações necessárias:

  • Monitoramento do uptime e manutenção do serviço online
  • Ação contra uso excessivo de recursos que resulta em lentidão dos processos executados
  • Necessidade de verificar as atualizações de softwares instalados e conflitos de compatibilidade
  • Realização de backups em locais distintos
  • Análise de logs de tráfego http, smtp, pop3, banco de dados e outros, para detectar padrões anormais que necessitam intervenção de segurança
  • Configuração correta do firewall

A lista acima são apenas alguns exemplos gerais de configuração que uma pessoa necessitaria fazer todos os dias e que caso feito errado poderia deixar o seu site exposto. Parecem tarefas simples que poderiam ser feitas com uma simples consulta no Google, mas que realmente não são recomendadas para pessoas leigas em um site já em uso, pois, mesmos profissionais mais experientes apresentam dificuldades e requer constante aprendizado.

Além disso, um VPS demanda licenças que em hospedagem compartilhada você não necessitaria. Adicione $15 para uma licença cPanel. Mais $12 a $30, para mod_security. Gosta da interface de 1 clique de instalação de aplicativos? Adicione mais $2 para o Softaculous. $50 anuais para um antivírus em tempo real. $5 a $20 para monitoramento de uptime. E $30 para um bom servidor de DNS. Veja como o preço final tem um significativo aumento. Mesmo podendo encontrar servidores virtuais a apenas $10 mensais, tais serviços provavelmente não incluem todas as principais ferramentas.

O terceiro grande fator que irá pesar contra a necessidade de um VPS é o fator tempo. Para deixar tudo funcionando, você irá perder dias e dias de sono sendo que um administrador custará no mínimo mais $30 mensais.

Mas se o site está crescendo e preciso de uma hospedagem melhor, o que eu faço?

Entre hospedagem compartilhada e VPS temos a Hospedagem Business e o Semidedicado, que podem designar o mesmo serviço. A diferença deles da primeira é que se a primeira comporta 1.000 sites, a hospedagem business e o semidedicado irão comportar uma fração disso. E a diferença com o VPS é que todas as licenças e gerenciamento estão incluídas no preço final, embora possua desempenho similar.

Já se você realmente precisa de um VPS e não está interessado em administrá-lo, a outra saída é contratar um VPS totalmente gerenciado através de WHM e cPanel. Aqui ele atua da mesma forma que a hospedagem compartilhada. Você recebe o seu login do WHM/cPanel e envia o site por FTP, que fica pronto para acessar sem precisar se preocupar com questões adicionais.

Caso esteja procurando algumas boas empresas, recomendamos a Arvixe e a HostGator Brasil para hospedagem business e VPS’s gerenciados.

Divulgação de Relação Material: Por determinação da Comissão Federal de Comércio a Hospedagem de Sites INFO informa que nosso site recebe recompensas por vendas encaminhadas pela nossa equipe.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta